Relatórios de Gerenciamento de Patches
Você pode criar relatórios de gerenciamento de patches usando os modelos fornecidos, que permitem gerar relatórios específicos e direcionados. A seção Relatórios permite criar modelos personalizados exclusivamente para o Gerenciamento de Patches, deixando você definir os conjuntos de dados e colunas exatos a serem incluídos. Esses modelos personalizados servem para gerar relatórios apenas nos formatos CSV ou Excel.
Criar modelos personalizados
- Navegue até Meus relatórios em Relatórios.
- Clique em Criar modelo de relatório na página Relatórios.
A página Criar modelo de relatório é exibida. - Insira o nome do modelo em Nome do modelo.
- Insira a Descrição do modelo.
- Selecione o conjunto de dados Histórico de implantação de patches nos dispositivos ou Análise de patch nos dispositivos para o qual você deseja criar relatórios.
- Selecione as colunas que deseja incluir no modelo de relatório.
- Clique em Salvar modelo.
O modelo é salvo e exibido na aba Gerenciamento de Patches na página Criar Novos Relatórios.
Criar relatórios
Você pode criar um relatório pelo item de menu Relatórios > Criar novo relatório ou clicando em Criar novo relatório na página Relatórios.
Os seguintes modelos de relatório estão disponíveis para Gerenciamento de Patches:
-
Patches por dispositivo - Resumo: fornece contagens de patches ausentes e instalados nos dispositivos selecionados.
-
Patches por dispositivo - Detalhado: fornece detalhes de patches ausentes e instalados nos dispositivos selecionados.
-
Dispositivos por patch - Resumo: apresenta contagens de dispositivos em que os patches selecionados estão ausentes e instalados.
-
Dispositivos por patch - Detalhado: apresenta detalhes dos dispositivos em que os patches selecionados estão ausentes ou instalados.
-
Dispositivos por CVE – Resumido: fornece a contagem dos dispositivos afetados pelas vulnerabilidades para melhor avaliação de risco.
-
Dispositivos por CVE - Detalhado: fornece detalhes dos dispositivos afetados pelas vulnerabilidades para melhor avaliação de risco.
-
Histórico de implantação - Resumo: apresenta uma lista de dispositivos onde as implantações foram bem-sucedidas, falharam ou estão em andamento.
-
Histórico de Implantação – Detalhado: fornece uma lista de dispositivos em que as implantações foram bem-sucedidas, falharam ou estão em andamento, com detalhes de cada item implantado.
-
Manutenção mensal: apresenta informações para acompanhamento de manutenção regular, atualizações prioritárias e atividades de resposta de dia zero, em diferentes períodos de tempo.
Para criar um relatório:
- Clique em Criar novo relatório.
A página Selecionar relatório aparece. - Selecione a aba referente ao recurso Neurons requerido, depois selecione o modelo de relatório desejado.
- Clique em Avançar.
A página Detalhes do relatório é exibida. -
Insira o Nome do relatório e a Descrição.
-
Selecione o formato no qual deseja exportar o relatório.
-
Selecione uma das opções a seguir para definir o cronograma no qual você deseja gerar o relatório.
-
Somente sob demanda – selecione esta opção para gerar o relatório quando necessário.
-
Agendamento recorrente – selecione esta opção para definir o agendamento recorrente para geração automática de relatórios. Siga as etapas seguintes para definir o agendamento.
-
Data de início: digite a data ou clique na lista de datas para escolhê-la em um calendário.
-
Repetir a cada: programa a tarefa para ocorrer periodicamente. Selecione Dia, Semana ou Mês na lista para escolher a frequência com que o relatório será gerado. A repetição se dá no horário definido acima.
-
Selecione uma das opções para definir a data ou ocorrência em que o agendamento deve terminar.
-
Clique em Avançar.
A página Filtros aparece. -
Defina a data até a qual você deseja incluir os dados no campo Status em.
-
Selecione Dispositivos por CVE – Resumido ou Dispositivos por CVE – Detalhado como seu modelo de relatório.
-
Se tiver selecionado Dispositivos por CVE – Resumido ou Dispositivos por CVE – Detalhado como modelo de relatório, poderá escolher entre as opções Selecionar CVEs, para relatar CVEs específicos, ou Todos os CVEs.
-
Se estiver usando a opção Selecionar CVEs, em Filtros de CVE, marque a caixa de seleção Mostrar somente patches ausentes se quiser relatórios sobre os patches ausentes.
-
Selecione o(s) ID(s) de CVE.
-
Selecione as pontuações VRR (Vulnerability Risk Rating).
-
-
Escolha Selecionar dispositivos e insira as respectivas informações, se quiser relatórios sobre dispositivos específicos, ou selecione Todos os dispositivos.
-
Escolha Selecionar patches e insira as respectivas informações, se quiser relatórios sobre patches específicos, ou selecione Todos os patches. Esta opção não aparece para os modelos Dispositivos por CVE – Resumido e Dispositivos por CVE – Detalhado.
-
Clique em Avançar.
A página Compartilhar relatórios é exibida. -
Selecione os destinatários para compartilhar os relatórios.
-
Clique em Enviar.
A solicitação de relatório é enviada, e a página Relatórios aparece com seu relatório adicionado no topo.
Os relatórios são limitados a um milhão de linhas na saída e não serão compilados se esse limite for excedido.
Se você quiser receber um relatório por e-mail, terá que adicionar seu ID de e-mail na lista de destinatários quando for gerá-lo.
Você também pode compartilhar os relatórios com os membros que têm acesso à plataforma Neurons.
Os relatórios de CVE terão um link que levará você aos detalhes do CVE no Banco de Dados Nacional de Vulnerabilidades.
Os relatórios em formato PDF ou Excel agora trazem links diretos para nomes de dispositivos, nomes de avisos e nomes de patches. Ao clicar nessas entidades no relatório, você é direcionado para detalhes específicos dentro da plataforma Neurons. O acesso a esses detalhes será concedido somente se você tiver as permissões necessárias para as respectivas entidades.
Observações importantes
-
Dispositivos que não tenham passado por verificação de patches durante 390 dias não são incluídos nos relatórios.
-
Para patches ausentes, os relatórios incluem patches substituídos e não substituídos.
-
O filtro para extrair patches ausentes ajuda a identificar e corrigir rapidamente lacunas no processo de aplicação de patches.
-
Se um dispositivo passar de gerenciado para não gerenciado, os relatórios exibirão o último status de quando ele era gerenciado.
-
Relatórios com grandes conjuntos de dados podem exigir mais tempo para serem gerados e, se o conjunto de dados for muito grande, a geração do relatório poderá falhar. Se isso acontecer, aplique filtros de dispositivo ou patch para restringir o conjunto de dados.
-
Os dispositivos são combinados com utilização de junções completas dentro de cada filtro. Entretanto, entre os filtros individuais, apenas os dispositivos presentes em todos os filtros são relatados (ou seja, uma junção interna). Se nenhum filtro for selecionado, todos os dispositivos serão relatados.
-
Da mesma forma, os patches são combinados usando junções completas dentro de cada filtro. Entretanto, entre os filtros individuais, apenas os patches presentes em todos os filtros são relatados (ou seja, uma junção interna). Se nenhum filtro for selecionado, todos os patches serão relatados.
-
Para Relatórios de Manutenção Mensal, são reportadas apenas implantações bem-sucedidas. Se o mesmo patch for implantado com sucesso várias vezes no mesmo dispositivo em um único dia, somente a implantação final será registrada e contabilizada.
-
Para relatórios de Histórico de Implantação, se o mesmo patch for implantado várias vezes no mesmo dispositivo em dias diferentes, somente o status mais recente será relatado.
-
A data e a hora utilizadas estão em UTC.
-
Se a análise de patch tiver ocorrido há 6 meses, os relatórios gerados para o Gerenciamento de Patches do Neurons poderão ter avisos que já foram removidos da exibição Dispositivos > Patches.